Livros
 
  • Histórias da Gente Brasileira - Colônia - Vol. 1

    A história do país é comumente contada por meio de grandes fatos, feitos e nomes, vitórias e fracassos que marcaram a nação ou a sua economia. O povo, seus hábitos e sua vida cotidiana sempre foram relegados e esquecidos, sem receber a visibilidade que merecem. Suas histórias foram deixadas atrás das cortinas, mas chegou a hora de conhecê-las. Mary del Priore nos presenteia, neste livro, com as verdadeiras histórias do país, aquelas que retratam intimamente a vida da gente brasileira. Nele, você vai descobrir como as pessoas se vestiam, onde moravam, o que comiam, o que faziam para se divertir e tantos outros fatos “menores”, que muito dizem sobre elas – e sobre nós. Os personagens aqui vão além daqueles conhecidos, como Tiradentes ou d. Pedro I; somos todos nós. Afinal, é conhecendo nossas raízes, as histórias de nosso povo e os objetos que usavam que seremos capazes de compreender melhor o país em que vivemos e de construir um futuro mais promissor. Portanto, que tal olhar pelo buraco da fechadura e descobrir o que há por trás das cortinas do Brasil?

    Compartilhe esse livro com seus amigos:


  • Documentos Históricos do Brasil

    Mary del Priore nos revela a história do Brasil por meio dos principais documentos que retratam o histórico de nosso país e de nossa memória como povo, cultura e nação. Começando pela América portuguesa, com a carta de Pero Vaz de Caminha, os registros da viagem de Martim Afonso de Souza e o Diálogo da conversão do gentio, de Manoel da Nóbrega. Passando pelo período Colonial, Primeiro e Segundo Reinado, República Velha e República Nova, são mais de 517 anos de história registrados em livros, cartas, manuscritos e impressos. O livro contém mais de 100 fotografias e 16 fac-símiles de documentos raros, entre eles:
    - Carta do Marquês de Lavradio sobre as dificuldades financeiras de manter as capitanias;
    - Carta Régia que inaugura o surgimento da imprensa no Brasil;
    - Manifesto do Fico, assinado por d. Pedro I;
    - Carta-juramento da imperatriz Leopoldina de fidelidade à nação brasileira;
    - Carta de d. Pedro II a seu pai, falando de sua rotina com o tutor;
    - Matrícula especial de propriedade de escravos;
    - Carta de Duque de Caxias à sua esposa por ocasião da Guerra do Paraguai;
    - Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel;
    - Carta-testamento de Getúlio Vargas;
    - Jornal do Brasil com a manchete do AI-5.

    Compartilhe esse livro com seus amigos:


  • Histórias da Gente Brasileira. Império - Volume 2

    Quantos heróis, líderes e grandes figuras fazem a história de um país? Cem, duzentos, ou até menos. Contada de forma tradicional, ela privilegia um seleto grupo de personagens ilustres. Mas não são eles que definem a nação da forma como a conhecemos. A história de um país é traçada por milhares de anônimos, homens e mulheres que constroem caminhos e jeitos de viver e se relacionar. A história do Brasil é escrita no dia a dia, pela totalidade das suas gentes. Após o sucesso do primeiro volume da coleção, chega às lojas Histórias da gente brasileira vol. 2 – Império, de Mary Del Priore. Neste livro, a escritora e historiadora premiada aborda um dos momentos mais interessantes de nossa trajetória, a partir de um ângulo que vai além do convencional ao focar nos detalhes da vida cotidiana. Hábitos, costumes, modos de vestir, de falar, moradias, divertimentos, o papel da mulher... Nada passa despercebido pelo olhar sensível e acurado de Priore. Ricamente ilustrado, o livro traz ainda reflexões sobre a formação das grandes cidades - ajudando a explicar as diferenças regionais que até hoje marcam o país, além de questionar o mito do “homem cordial” ao contar com minúcias como se deram as diversas revoltas que explodiram neste período. Portanto, que tal olhar pelo buraco da fechadura e descobrir o que há por trás das cortinas do Brasil Império?

    Compartilhe esse livro com seus amigos:


  • Do Outro Lado - A História do Sobrenatural e do Espiritismo

    O povo brasileiro sempre acreditou em tudo um pouco – doutrinas católicas se misturam há tempos a crenças africanas ou europeias. Mas a verdade é que todas elas passam, de algum modo, pela crença no além, no “outro mundo”, no sobrenatural. E foi pensando nisso que a historiadora Mary del Priore resolveu trazer ao leitor mais um de seus livros que investigam aspectos essenciais – e peculiares – de nossa sociedade. Em “Do Outro Lado - A História do Sobrenatural e do Espiritismo”, a autora trata de que forma nossos antepassados lidavam com esse mundo dos espíritos. Focando sobretudo no desenvolvimento do espiritismo, criado por Allan Kardec e assimilado por muitos intelectuais brasileiros no século XIX, ela também aborda fenômenos bastante populares na época, como o magnetismo, o sonambulismo, as “mesas volantes” e uma série de outras formas de entrar em contato com o mundo sobrenatural e com aqueles que já partiram. Cartomantes, curandeiros, endemoninhadas e exorcistas também merecem destaque nesta obra, bem como seus muitos inimigos, entre eles a Igreja Católica e alguns veículos da imprensa que buscavam a todo custo desautorizar – e muitas vezes satirizar – essa crença em espíritos. Com um caderno de fotos recheado de interessantes imagens do período, “Do outro lado” é uma narrativa instigante sobre um assunto que chama a atenção tanto daqueles que creem em tudo quanto daqueles que não creem em nada, mas que desejam acima de tudo conhecer cada vez mais um pouco da história de nosso país.

    Compartilhe esse livro com seus amigos:


       1234567       

Sobre a Autora

Mary del Priore, ex professora de Historia da USP e da PUC/RJ, pos-doutorada na Ecole Des Hautes Etitudes En Sciencies Sociales, de Paris, tem 48 livros de historia publicados.

Colabora para jornais e revistas, cientificas e nao cientifios, nacionais e estrangeiros.

Vídeos em destaque

  • HISTÓRIAS ÍNTIMAS - trailer

  • Mary del Priore - Entrelinhas 30/05/2011

  • Programa Sempre Um Papo com Mary Del Priore - 2009

  • Assista a todos os videos

Informativos

Receba notícias e atualizações da agenda no seu E-mail

Desenvolvimento: www.digicriativa.com.br