Livros
 
  • MAL SOBRE A TERRA, O - UMA HISTÓRIA DO TERREMOTO DE LISBOA

    Primeira leitura brasileira sobre o terremoto que destruiu Lisboa em 1755, este livro analisa os múltiplos significados da catástrofe a partir dos depoimentos dos sobreviventes. Num texto que se aproxima do romance policial, a autora, doutora em História, tenta colher o que Foucault chamou de "o grão dos dias", aquele que se espalha pelos documentos como farinha opaca. Para a também historiadora Maria Yedda Linhares, que assina a apresentação do livro, "Mary del Priore tem o dom da narrativa histórica, o domínio das fontes e da erudição do tema ao qual se dedica". Com caderno de fotos.

    Compartilhe esse livro com seus amigos:


  • Condessa de barral

    Luísa Margarida Portugal e Barros, a Condessa de Barral, manteve durante trinta anos um relacionamento lendário com o Imperador do Brasil, D.Pedro II, ocupante do trono brasileiro entre 1840 e 1889. Porém, muito mais do que uma simples amante, esta filha de um senhor de engenhos apaixonado pelas letras foi uma das figuras femininas mais originais e interessantes de seu tempo.

    Na sua época, é sabido que a maioria das mulheres vivia como mera sombra dos homens. Barral, no entanto, sem-pre deu de ombros para esta regra - e para muitas outras. Seu pai prometeu sua mão para um amigo de infância, mas ela ignorou o acordo e se casou com o homem que escolheu. Mais tarde, quando se deparou com o grande amor da sua vida, D Pedro II, continuou a surpreender a todos.

    Mesmo casada, estabeleceu um relacionamento de décadas com o monarca. Valendo-se da proximidade com o imperador, mandou e desmandou, atraindo inveja e raiva. Ambígua, passava períodos sofrendo por estar distante de D. Pedro e outros pelo oposto. Chegou a estimular seu amado a procurar outras amantes, embora pouco depois se arrepen-desse.

    Segundo a escritora e historiadora Mary Del Priore, D. Pedro se apaixonou por Barral não só pela sua personali-dade. Os dois se viam como almas gêmeas, porque encaravam o amor de outra forma, como uma amizade com finas sin-tonias emocionais e intelectuais. Isso não significa que os dois não tenham se entregado ao desejo, mas não era esse o cerne de sua ligação:

    "Apesar de possuidor de uma vasta biblioteca, Dom Pedro, na sua simplicidade, falava mal o inglês e tinha uma cultura típica de almanaque. Já Barral era uma mulher cultíssima, dona de uma vivência nas cortes européias que o pró-prio imperador não tinha, mas admirava e necessitava", observa a historiadora.

    Em Condessa de Barral, Mary Del Priore lança mão de cartas e diários pouco conhecidos - parte deles é inédita. Para decifrar esta enigmática e controversa personagem, mergulha mais uma vez numa história surpreendente, rica em detalhes, costumes e referências ao vocabulário da época.

    Compartilhe esse livro com seus amigos:


  • Histórias e Conversa de Mulher

    Namoros com homens mais jovens. A Paixão por usar botinhas de salto. Corpo trabalhado artificialmente para projetar seios nádegas e assim ficar mais voluptuoso.
    O uso de cremes com ingredientes naturais para clarear a pele. Sim, a vida de algumas sinhás do século XXI... mas só na aparência. Foram necessários mais de 200 anos para que as mulheres conquistassem direitos que permitem a livre expressão e o exercício da cidadania: votar, usar anticoncepicionais, divorciar-se, ir à praia de biquíni, ocupar cargos de alto escalão em empresas multinacionais e muitas outras coisas.
    Este livro instigante revela como evoluiu - e se revolucionou - a vida das brasileiras, dos tempos da colônia portuguesa aos dias atuais.

    Compartilhe esse livro com seus amigos:


  • O castelo de papel

    Uma história de Isabel de Bragança, princesa imperial do Brasil e Gastão de Orléans, conde d'Eu

    Entre as fábulas de princesa e o panorama político, o Castelo de Papel mostra um mundo em transição.
    Através do romance da princesa Isabel com o conde D'Eu, Mary del Priore revela a participação de ambos no movimento abolicionista, a derrocada do Império, a intimidade do casal e as tensões com o Imperador. E tudo como se o leitor estivesse dentro do palácio.

    Compartilhe esse livro com seus amigos:


       1234567       

Sobre a Autora

Mary del Priore, ex professora de Historia da USP e da PUC/RJ, pos-doutorada na Ecole Des Hautes Etitudes En Sciencies Sociales, de Paris, tem 48 livros de historia publicados.

Colabora para jornais e revistas, cientificas e nao cientifios, nacionais e estrangeiros.

Vídeos em destaque

  • HISTÓRIAS ÍNTIMAS - trailer

  • Mary del Priore - Entrelinhas 30/05/2011

  • Programa Sempre Um Papo com Mary Del Priore - 2009

  • Assista a todos os videos

Informativos

Receba notícias e atualizações da agenda no seu E-mail

Desenvolvimento: www.digicriativa.com.br